Análise dos decks do Top 4 do HCT Spring

Recentemente tivemos o HCT Spring, um dos principais torneios do cenário mundial de Hearthstone, que contou inclusive com a presença do brasileiro Diego Dias. No final, o dinamarquês Hoej se sagrou campeão sobre o ucraniano Kolento, exatamente a mesma final da etapa européia do HCT.

Se naquela ocasião nós tivemos 8 arquétipos de decks diferentes entre os oitos finalistas, dessa vez foram apenas 6, pois ambos utilizaram Quest Rogue (último torneio grande antes do nerf) e Token Shaman. Para complementar, eu também discuti um pouco as demais listas diferentes dos jogadores das semifinais, Ant e Neirea.

Hoej Midrange Paladin

A lista do Hoej é uma lista híbrida, com vários elementos do Murloc Aggro, como Chamaré Murloc, Parça Escamatroz e Benção dos Reis, combinada a elementos das listas Midrange, como o Curador e Crispafogo Trançabrasa. De notável é a utilização do Asa da Morte como o Dragão do deck ao invés do mais comum Draco Primevo e a inclusão de um Rompe-selva.

AAECAZ8FCsIGzwb6Bq8H2a4CubICvL0C474CucECg8cCCtsD3AOnCNOqAtO8ArPBApvCAp3CArHCAojHAgA=

Hoej Quest Rogue

Uma lista bem padrão, com os Roubadachins que muitos jogadores optaram por tirar do deck. Punhalada pelas costas foi escolhida como resposta aos decks agressivos ao invés de Rastejante de Piche.

AAECAaIHApG8AobCAg60AcQBnALtAp8D1AWGCYqtApK2Avi9ApfBAvzBAuvCAsbHAgA=

Hoej Pirate Warrior

As listas de piratas possuem 26 cards fixos e 4 customizáveis. Em sua lista, o Hoej optou por 2 Quebra-feitiços, 1 Capitão Peleverde e 1 Hidra Ondamara, o que revela uma intenção de encorpar o deck e torná-lo mais resiliente ao custo de deixá-lo menos explosivo.

AAECAQcEyAOvBJG8Aq/CAg0csAKRA/8DjgWoBdQF8gXuBucH7weCsAKIsAIA

Hoej Token Shaman

A única mudança em relação às listas padrões é a troca de uma Tortuguita (Defensor da Colina) por um Barnes. O Barnes, além de possuir vários alvos úteis como os totens (Pinaprimeva, Labaredas e Vagalhão de Mana), também gera valor com uma Aya. Além disso, apesar do lacaio ser um 1/1, seu custo de mana permanece o mesmo, o que torna o Barnes mais um card útil de ser evoluído além dos Gêmeos do Mal.

AAECAaoIBIW4ApG8ApS9ApvCAg2BBOUH8AeTCfqqAvuqAqC2Aoe8AtG8Ava9Avm/ApHBAuvCAgA=

Kolento Taunt Warrior

O Kolento abriu mão dos Piratas por uma lista de Pico Penacho de Fogo que abriu mão dos Ratos Sujos por Rastejantes de Piche, além de usar os 2 Valentes Casco Sangrentos. De resto, lista bem padrão.

AAECAQcGkAP8BLIIubIC08MCoscCDEuRA9QEkQb7DIKtAtKuAv68ApvCAsbDAsrDAsnHAgA=

Kolento Jade Druid

A lista de Jade Druid do Kolento não é muito padrão, apesar da pouca flexibilidade que o deck oferece, já que assim como os Piratas, de 24 a 26 cards desse deck são praticamente os mesmos. Ele abriu mão de uma praticamente intocável Raiva Feral por um Técnico de Controle Mental e encaixou um Curador que possui como alvos além dos Dracos Primordiais que todas as listas usam, um Caranguejo Faminto.

AAECAZICBrsD3gWuqwK+qwK5sgKUvQIMQF/+AcQGpAfkCLS7Asu8As+8At2+AvnAAsnHAgA=

Ant Aggro Druid

Descendo para o Top 4, temos essa lista de Aggro Druid do Ant. Ela possui mais elementos de presença de mesa contra outros decks agressivos através dos Rastejantes de Piche e do Druida da Garra, abrindo mão da maior parte dos Caranguejos que essas listas costuma utilizar. Ele também encaixou 2 Lobos Hediondos Alfa para ganhar valor dos seus vários lacaios pequenos e da Marca de Y’Shaarj. AAECAZICBEC7A7QFkbwCDf4B9wPmBdkH5QfBqwK2swLNuwKGwQKfwgKvwgLrwgLKwwIA

Ant Secret Mage

Outra lista com vários cards bem definidos, o Ant inovou com a presença de Pyros e optou por substituir uma Entidade do Espelho por uma Dobradora de Feitiços. Ele também abriu mão dos efeitos de Board Wipe como Poção Vulcânica e Golpe Flamejante.

AAECAY0WBMMB7gLprALKwQINcbsClQOrBOYElgXsBYGyAqO2Ate2Aoe9AsHBApjEAgA=

Neirea Mage Burn

Como último arquétipo diferente nesse top 4, o Neirea optou por usar uma lista de Mage Burn com bastante elementos de controle de mesa como 1 Agoureiro, 2 Poções Vulcânicas, 1 Meteoro e 1 Golpe Flamejante. Além disso, usou 2 Tech Cards em Gosma Glutona e Polimorfia. Vê-se que é um deck bem voltado a enfrentar Token Shaman. Por fim, ele ainda achou espaço para um Acólito da Dor como mecanismo extra de card advantage.

AAECAY0WCk1xigHFBOwHvwj7DKG3AtPFApbHAgrAAbsClQOrBJYFo7YC17YC6boCwcECmMQCAA==