Tech Cards

Recentemente em um fórum de discussão de Hearthstone o assunto se tornou o uso de Tech Cards nos decks e no meio da conversa alguém mandou uma dúvida bem honesta: o que diabos são Tech Cards?

Isso abriu os meus olhos para entender que nem todo mundo está a par dos termos técnicos do jogo e me deu uma idéia para um artigo.

Basicamente, Tech Cards são cards que não se encaixam dentro da estratégia de um determinado deck, mas estão lá como resposta a um problema específico. Em termos mais simples: se você está tendo problemas com Armas e coloca uma Gosma do Pântano Ácida para tentar resolver esse problema, ela é um Tech Card.

Existem diversas respostas para diversos problemas: Caranguejos para Murlocs e Piratas, Gosmas e Harrison Jones para Armas, Devorador de Segredos contra, bem, Segredos. Mas nem todo tipo de Tech card é algo que destrói algo específico. Cards que Silenciam lacaios são respostas genéricas contra vários tipos de problema, mesmo que não se encaixem dentro da estratégia do deck.

Outro bom exemplo de Tech Cards são decks como Quest Rogue e Aggro Druid encaixando Rastejante de Piche e Moldapedra Tol’vírico para melhor combater decks agressivos. Em outros decks mais Control, esse dois Elementais fariam parte da estratégia básica do deck, mas nesses casos aqui eles tratam-se de uma adaptação para melhor enfrentar uma porção específica do formato.

Algo importante a se considerar no uso de Tech Cards é a sua ineficiência contra os decks os quais o seu efeito não é útil: cards como Gosma do Pântano Ácida possuem um tamanho justo pelo custo e não representam uma grande perda de valor, o que aumenta o seu poder como Tech Card.

Outros como Devorador de Segredos são péssimos caso seu efeito seja inútil e só deve ser considerado para inclusão quando se conclui que a vantagem obtida nos jogos em que ele é bom compensa os fracos atributos contra os demais decks.