O Retorno dos Oprimidos

Adeus Quest Rogue, seus dias no formato nunca serão esquecidos! Um dos decks mais odiados do formato foi nerfado, mesmo sem ser o mais dominante ou o mais popular. Mas era um deck altamente polarizado, com matchups excelentes contra os decks mais lentos e horríveis contra os mais lentos. A Blizzard achou que essa presença afastando os Control do formato não era saudável e nerfou a Missão da Ladina e assim temos uma nova janela de oportunidade no formato para aqueles decks que eram oprimidos por ela.

Na minha útima análise de metagame para o MKTV, com base nos dados do Vicious Syndicate – www.marduktv.com.br/hearthstone/noticias/de-olho-no-meta-31-o-inverno-chegou/, eu procurei analisar quais era os matchups bons para o Quest Rogue e cheguei aos seguintes dados:

Adversários bons: Jade Druid (73% de vitórias), Shaman Control (72%), Dragon Priest (72%), Taunt Warrior (68%), Paladin Control (67%), Priest Control (63%) e Miracle Rogue (63%).

Portanto, esses 7 arquétipos são aqueles que tem agora uma chance maior de despontar agora que não há mais o risco de Porquinhos e Piratas 5/5 com Investida infestarem a mesa.

Paladin Control

O grande diferencial para as listas Midrange é a adoção dos Agoureiros e mais elementos de fim de curva, como o n’Zoth, o Corruptor
AAECAZ8FDKQDzwb6BtsK4KwCiq4C2a4C5q4CgK8CubICucECyccCCYoB3AP0BfYHjwn7DLPBApvCAojHAgA=

Miracle Rogue

A lista do código é a de Gigantes Arcanos, mas existem outras com Leeroy Jenkisn e Sangue Frio também.

AAECAYO6AgiyAqAF7QXdCJG8Asm/AvjBAoLCAgu0AZsFiAekB4YJgrQCkrYC9bsC/MECgcICm8gCAA==

Dragon Priest


Algumas lista optam por usar mais dragões, por meio dos Dracos do Crepúsculo. Outras não usam nenhum card lendário.
AAECAa0GBKqyArW7As/HAr7IAg3lBNMK1wryDJK0AoK1Arq7AvC7Auq/AtHBAtjBAtnBAsnHAgA=

Jade Druid

Embora a lista do código não esteja usando, muitos jogadores optam pelos Rastejantes de Piche como ferramenta contra Aggro.

AAECAZICBK6rAumsApS9AtPFAg1AX/4BxAakB+QIvqsCtLsCy7wCz7wC3b4C+cACyccCAA==

Shaman Control

Além da lista de N’Zoth, existem também várias listas explorando as sinergias dos elementais para ganhar valor com o Kalimos.
AAECAaoICKQD9QTgrALCrgKArwKmvAKUvQKXxwILgQT+BfAH+6oCoLYC3boCh7wC0bwC9r0Cx8ECm8ICAA==

Taunt Warrior

Eu usei por base a lista do Kolento no HCT, mas outros jogadores ainda preferem usar o Rato Sujo nesse deck.

AAECAQcGkAP8BLIIubIC08MCoscCDEuRA9QEkQb7DIKtAtKuAv68ApvCAsbDAsrDAsnHAgA=

Priest Control

É um deck que pode subir de rendimento pois além de ver seu pior inimigo indo embora, tem visto o aumento de popularidade da sua maior presa, Freeze Mage.

AAECAa0GBgiQB6G3As/HApnIAr7IAgzlBNMK1wryDJK0ArW7Auq/AtHBAtXBAtjBAtnBAt/EAgA=