Conceitos: Card Advantage, Face e Tempo

Card Advantage (Ganho de Cartas)

De maneira simples, o conceito de Card Advantage significa converter uma carta em mais de uma. A maneira mais comum de se obter Card Advantage é comprando cartas.

Card Advantage

Por exemplo, Intelecto Arcano (Arcane Intellect) custa 3 manas e 1 carta (ela própria) e com­pra 2 cartas, portanto representa um Card Advantage de 1 (+2 compradas, -1 invocada). De maneira semelhante, Disparada (Sprint) representa um Card Advantage de 3 (compra 4 e você gasta a própria carta).

Criaturas que possuam grito de guerra que compram carta também representam fonte de Card Advantage. Tomemos por exemplo a Inventora Gnô­mica (Gnomish Inventor). Ela é um lacaio 2/4 que custa 4 manas e tem grito de guerra: compre um card – portanto representa um Card Advantage de 1 (+1 carta ganha, nenhu­ma carta gasta, pois o lacaio permanece em campo).

Porém comprar cartas não é a única maneira de se obter Card Advantage. Obtém-se Card Advantage também ao se destruir uma quantidade de lacaios do oponente superior ao número de cartas investidas (2 ou mais lacaios com 1 feitiço ou destruindo 1 lacaio ini­migo com o grito de guerra do seu lacaio), através de criaturas com último suspiro que demandem mais de uma carta do oponente para serem neutralizadas ou mesmo daquelas que criam mais lacaios quando entram em jogo. Também se obtêm Card Advantage quan­do se mata um lacaio do oponente com o poder do seu herói.

Mas para que serve a Card Advantage?

Isso depende muito de qual a sua estratégia do seu deck. Como uma regra geral, quanto mais lento o deck, mais a Card Advantage é im­portante, pois ele visa estabelecer o controle da mesa, e quanto mais cartas você tiver de vantagem sobre o seu oponente, maiores são as suas opções para se manter vivo en­quanto estabelece seu plano de jogo.

Por outro lado, decks agressivos podem tranquila­mente usar cartas que não se importam com o Card Advantage, como feitiços de dano di­reto no herói adversário, pois visam encerrar o jogo o mais rápido possível, antes que o déficit de cartas se torne insuperável.

Face

Face é um conceito bem particular ao Hearthstone em relação a outros card games, como o Magic, por exemplo. Esse conceito diz respeito a atacar diretamente o herói adversário, ignorando a presença dos seus lacaios na mesa.

Card Advantage

Assim, esse conceito joga do lado opos­to do Card Advantage: quando o jogador está em modo Face, ele tenta forçar o máximo de dano no herói adversário mesmo que ao custo de perder suas cartas em trocas des­vantajosas, afinal não importa quantas cartas um oponente morto tem na mão, já que, afinal de contas, ele está morto.

Existem decks que jogam com essa proposta, como é o caso do Pirate Warrior e do Aggro Shaman, porém esse não é um conceito restrito apenas aos decks agressivos.

Em alguns duelos, um dos players pode se ver em uma situação desvantajosa na qual tentar ir para o jogo longo acarretará certamente em derrota. Nessas horas é necessário trocar a mar­cha para modo Face e tentar encerrar o jogo o quanto antes.

Outras vezes, se você der tempo suficiente, o adversário completará seu combo e nem todo o Card Advantage do mundo evitará a combinação, então é hora de reduzir o tempo que ele possui para achar as cartas certas e partir para Face.

Tempo

O conceito de Tempo diz respeito ao uso eficiente do seu mana para avançar sua posição na mesa enquanto o oponente não consegue se estabelecer.

Card Advantage e Tempo às vezes são conceitos opostos e às vezes andam junto. Vejamos essa situação, por exem­plo: eu, no turno 5 de Rogue, tenho 2 lacaios 3/3 na mesa encerro o meu turno. No seu turno você gasta 6 manas para invocar um lacaio de 6 manas com provocar e passa a vez para mim. No meu turno, eu faço um Aturdir (Sap) no seu lacaio e ainda uso os 4 manas restantes para invocar um Saqueador de Tumbas (Tomb Pillager) e ataco com meus dois lacaios.

Card Advantage

Perceba que eu perdi card advantage com o Aturdir (você ainda tem o lacaio à disposição na sua mão), mas eu ganhei uma vantagem considerável de mana, removen­do um bloqueador inconveniente e ainda desenvolvendo minha mesa. O Caçador Profissional (Big Game Hunter) é um excelente exemplo de carta de Tempo, pois normalmente elimina lacaios com custo de mana bem superiores aos seus 5 manas de custo, além de também ser um exemplo de Card Advantage.

Às vezes, uma jogada do seu oponente te obriga a gastar mana de maneira inadequada ou atrasam o seu desenvolvimento de jogo. Em termos de estratégia, essas são jogadas que significam perda de Tempo.

Algumas jogadas também representam uma perda de Tempo num momento inicial para investir em Card Advantage futuro. Quando eu gasto meu turno invocando feitiços de segredo que não afetam diretamente a mesa e o meu oponente está invocando lacaios, eu estou perdendo Tempo. Mas se essa jogada for a preparação para eu retornar de Golpe Flamejante (Flamestrike) no turno seguinte para limpar a mesa, aquela perda de Tempo se converteu em Card Advantage.