A Ascenção do Murquinja (Finja)

Um card “sleeper” é aquele que passa batido nas primeiras avaliações da maior parte dos jogadores, porém demonstra mais tarde ser um dos melhores cards daquela edição. Exemplos em Hearthstone são o Dr. Cabum (é apenas um Golem de Guerra melhorado), Desafiante Misterioso (os Segredos de Paladino são todos ruins) ou as Garras Espirituais (não vale a pena diluir seu deck com cards de Dano Mágico só para ativá-las). Sim, essas declarações nos parênteses foram feitas por jogadores de alto nível. É normal passar batido por alguns cards. Eu mesmo queimei minha língua feio com a Involução. Isso tudo nos leva ao grande sleeper de Geringontzan e atual cards da moda, Murquinja, a Estrela (Finja, the Flying Star).

A princípio, o Finja (eu prefiro o nome em inglês, sinceramente) era visto apenas como uma ferramenta nos decks de Murloucura, uma maneira de garantir valor máximo já no primeiros desses feitiços.

Porém, no mês de fevereiro mais e mais jogadores passaram a encaixar o pacote do Finja em diversos decks com resultados bem positivos. Por pacote, entenda-se um grupo de cards que jogam juntos para estabelecer uma sinergia.

Por exemplo, várias listas de Midrange Shaman usavam um pacote mínimo de 2 Bucaneiros Café-pequeno para habilitar a sinergia com o Remendo, o Pirata.

O pacote básico de dragões são 2 Guardiões do Crepúsculo, 2 Dracos Lazúli, 2 Desvirtuadores Asa Negra e 2 Historiadoras Eteródio. No caso do Finja, o pacote de murlocs compreende ele mesmo, 2 Guerreiros Guelrazul e 2 Líder Guerreiro Murloc. Algumas listas usam também o Dom Finlei Mrrggltone.

O que faz o Finja ser tão interessante é que você paga 2 manas extras (um lacaio 2/4 Furtividade teoricamente custaria 3 manas) para um ganho de 4 a 6 manas e 2 cards no turno seguinte, equivalente aos murlocs que ele invocar.

E esses murlocs servem como remoção extra, no caso dos Guelrazul, ou presença de mesa significativa, no caso dos Líderes. Para fechar isso tudo, o pacote murloc joga muito bem com o Curador, que se torna uma excelente opção de fim de curva para boa parte dos decks que opta por utilizá-lo.

Eu posso afirmar que fiquei muito satisfeito com esse card, pois usei o Aggro Rogue, agora renomeado Water Rogue, para alcançar o Rank Lendário em fevereiro com um score de 14-2 saindo do Rank 3 e acredito que ainda veremos muito do Finja no novo formato pós-rotação.

Abaixo seguem as listas dos decks apresentados no vídeo:

Finja

Finja

Finja

Finja

Finja

Finja